“Uma pessoa precisa viajar.
Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV.
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu.
Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto.

Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser.

Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink



Mochileiras nesta foto: Zélia, Regina e Tânia

domingo, 14 de março de 2010

2ª etapa - Via Francígena - Itália


É um itinerário histórico que no passado era utilizado por milhares de peregrinos a caminho de Roma..
Esta rota é testemunho da importância da prática de peregrinação desde os tempos medievais, onde peregrino viajava a maior parte a pé.

A Via Francigena não é só uma importante rota de peregrinação que envolve uma grande parte do território italiano, mas também uma oportunidade única para a descoberta e o conhecimento dos locais em que a história se faz presente. Um legado de cultura , arte, fé, natureza e hospitalidade.



VAMOS CAMINHAR !!!

E viver esta experiência - Rita, Vanisi, Magra e Regina -

Cidades do caminho que definimos como nossas paradas:

Sarzana - Situado no coração da Ligúria, é a capital natural.É apresentada como um moderno parque industrial, agrícola e um centro turístico com um enorme patrimônio artístico, mantendo suas características de cidade do século XVI, murada.

Pietrasanta - Antiga cidade de origem medieval, é considerada a capital histórica do Versilia e a capital do trabalho artístico de mármore.

Lucca ( Pisa )- Rica em obras de arte, a capital da província da Toscana, situada na planície, à esquerda do curso inferior do rio Serchio.

Altopascio - baseado nos acontecimentos históricos, Altopascio significa imergir em uma fascinante riqueza de informações: as tradições, as pessoas, o património e os intercâmbios culturais, que deixou marcas profundas no final do ano1000 até a era moderna.

San Miniato - (140 m, 26.353 habitantes), cidade na província de Pisa, está localizado no coração da Toscana. Paisagem evocativa do seu território está a poucos quilômetros da cidade de arte como Florença.

San Gimignano - San Gimignano sobe com suas torres, sobre uma colina (Alto 334m) dominando o Val d'Elsa. Agrícola e industrial,a cidade rica em história e cultura, imerso na paisagem toscana, é um destino turístico que enriquece o percurso com suas obras de arte.

Siena - A magnífica cidade de Siena, a capital da província da Toscana, está situado em uma colina localizada entre os vales dos rios Arbia e Elsa Ponte D’Arbia

San Quirico D’Orcia – Localizada cerca de 42 km ao sul de Siena, é uma cidade medieval antiga, desenvolvida em torno da vila medieval de Osenna, e está situada entre o Monte Amiata e Val di Chiana.

Radicofani - "A cidade fortificada de Radicofani" oferece as emoções ao visitante, o encanto e paisagens de extraordinária beleza. Um banho saudável de arte, cultura e gastronomia.

Acquapendente - A cidade localizada no flanco norte do planalto Volsini. Com suas crateras vulcânicas que desce abruptamente para o vale do rio Paglia, encravado entre Lazio, Toscana e Úmbria e por sua matriz histórica comum relacionada com a civilização etrusca, faz parte deste caminho especial..

Bolsena - que dá nome ao lago, possui origens antigas cidades romanas e etruscas. A Idade Média vive no imponente castelo Monaldeschi com vista para a cidade velha. É rica em infra-estrutura turística.

Viterbo ( Assis - Cascia )- A cidade de Viterbo está situada no sopé da Monti Cimini no coração de Tuscia, a uma curta distância dos lagos de Bolsena, Vico (reserva natural) e Mazza, uma área rica em florestas, rios, fontes termais e sítios arqueológicos de etruscas e romano.

Sutri - É um centro de origens antigas, que ainda são visíveis construções que datam do século IV aC, o Anfiteatro Romano da época de Augusto, e uma igreja, pequena caverna da Madonna del Parto.

Campagnano di Roma – Importante centro agrícola da província de Roma, nos tempos medievais, (com 8.139 habitantes), localizada perto do lago Bracciano. Interessante ver a igreja de S. John (1515), que abriga pinturas de Taddeo e Federico Zuccari.

La Storta – Aldeia da província de Roma, região de Lázio.

Roma, capital da República Italiana, capital da província homônima e da região do Lázio, está situado nas margens do Tibre, cerca de 25 km do Mar Tirreno.
Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar, Roma espalha-se pelas margens rio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colinas: Palatino, Aventino, Campidoglio, Quirinale, Viminale, Esquilino, e Celio. Segundo o mito romano, a cidade foi fundada a cerca de 753 a.C. (data convencionada) por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba, que são atualmente símbolos da cidade. Desde então tornou-se no centro da Roma Antiga (Reino de Roma, República Romana, Império Romano) e, mais tarde, dos Estados Pontifícios, Reino de Itália e, por fim, da República Italiana.

No interior da cidade encontra-se o estado do Vaticano, residência do Papa. É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização européia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália.

Um comentário:

  1. Magra e suas amigas aventureiras e corajosas. eu desejo que o Mestre dos mestres esteja sempre com vocês e que o percurso seja melhor do que o esperado e a chegada o mais celebrada possível.
    Que San Tiago as acolha em seus braços com amor e proteção.
    Beijos e felicidades. Estarei curtindo com vocês.
    Suelena

    ResponderExcluir